Mais a final o que é o custo operacional?
Os custos operacionais de uma empresa são gastos associados à manutenção e administração de um negócio no dia-a-dia. O custo operacional total de uma empresa inclui o custo dos produtos vendidos, as despesas operacionais e as despesas gerais.


Introdução: Para calcular o custo operacional, precisamos fazer um levantamento de todos os nossos custos fixos e variáveis, não deixando de fora nenhum tipo de custo (incusive, é ideal mensurar custos que temos eventualmente (ou seja, pode ser que tenhamos em um mês e no outro não). Para chegarmos à um valor o mais exato possível o ideal é fazer o levantamento das despesas dos últimos 3 a 6 meses e ao final calcular o valor médio naquele período, e é isso que faremos nesta planilha.  Vamos utilizar 3 meses para nosso cálculo, e relacionar todas as despesas que tivemos. E, ao final poderemos ter uma ideia do valor do custo operacional e qual o percentual que ele representa sobre o total das vendas (faturamento). Este percentual será usado para calcular o preço de venda, pois, o o valor de venda do nosso  produto deverá ser suficiente para cobrir: O custo da mercadoria, os impostos, as comissões, o custo operacional e ainda uma margem de Lucro.

Uma empresa com um custo opercional baixo tem preço mais competitivos e também se tornam mais lucrativas, fique de olho e analise sempre se os custos estão aceitáveis, caso contrário, tente fazer alguns cortes ou reduzir alguns.


Você sabia que o custo do seu produto pode mudar Mês a Mês 😥
Geralmente muitos empresários não calculam este custo, pensando que o custo do produto se limita á apenas o valor de compra do produto mais valor do imposto sobre o mesmo.

Mais o custo do produto pode mudar mês a mês de acordo com o custo operacional da empresa e seu faturamento mensal.

Para simplificar usaremos uma empresa que vende um único produto (monoproduto)

Ex(1): sua empresa teve um custo operacional no Mês X de R$:1500,00 reais e vendeu 250un 
O custo então desse produto nesse mês seria de 1500,00/250 = 6,00 Reais


Ex(2) ja no Mês Y o custo foi de R$1250,00 Reais e você vendeu 175un
O custo então desse produto nesse mês seria de 1250,00/175 = 7,14 Reais 💸


Muito importante o produto foi comprado pelo mesmo preço em ambos os meses, mas percebe como seu custo variou a cada mês. Então é muito importante você empresario conhecer o custo operacional da sua empresa.


Para facilitar criamos uma planilha onde você vai preencher de acordo com os gastos de sua empresa e ela calculara o custo para você. 😍😍


Download planilha calculo custo operacional.